Conheça a técnica que transformou diversos famosos e saiba como cuidar após o procedimento.

A harmonização Orofacial surge como um novo conceito em Odontologia, em que a beleza de um sorriso bem esculpido harmoniza-se com a face do paciente como um todo, elevando sua autoestima e ressaltando os resultados obtidos durante o tratamento odontológico. Para tanto, o cirurgião dentista tem em mãos um conjunto de variadas técnicas para serem utilizadas com este objetivo, dentre elas, as aplicações de Toxina Botulínica (BOTOX) na prevenção e suavização das linhas de expressão, os preenchimentos de rugas e sulcos profundos (ácido hialurônico), a Bichectomia (remoção de excesso de tecido gorduroso presente nas bochechas) e, finalmente, a redução de gordura submentoniana através de uma enzima denominada Ácido Deoxicólico.

A gordura submentoniana, também conhecida como “papada” ou “queixo duplo”, quando em excesso, causa um grande desconforto estético aos pacientes de ambos os sexos e em idades variadas.
Mesmo seguindo uma dieta balanceada e a prática constante de exercício físicos, é extremamente difícil a eliminação deste tipo de gordura localizada pelo organismo. Além disso, até pouco tempo atrás, a única estratégia existente para eliminar a papada era a lipoaspiração e a cirurgia plástica. Nesse sentido, o ácido deoxicólico surge como um método eficiente, seguro e não invasivo, proporcionando resultados estéticos significativos aos pacientes.
O ácido Deoxicólico é uma molécula já existente em nosso organismo, derivada dos ácidos biliares, cuja ação é emulsificar a gordura. A forma sintética do ácido, conhecido mundialmente com nome comercial de KYBELLA, foi devidamente aprovada pela agência americana FDA(Food and Drug Administration) em abril de 2015, para o tratamento de adultos com gordura moderada a grave localizada abaixo do queixo.

Qual o mecanismo de ação do ácido deoxicólico?

A ação é local e não há reações sistêmica. O ácido deoxicólico atua na degradação de moléculas de gordura, preservando os tecidos adjacentes. A gordura degradada é, então, eliminada através da corrente sanguínea.

Quais são os benefícios do ácido deoxicólico na região da papada?

Ocorre uma pequena reação inflamatória local e uma diminuição da gordura existente. O processo de reparação da inflamação produz também diminuição da flacidez local, melhorando consideravelmente a elasticidade da pele e o contorno da região, explica Dra Paula Carolina Costa.

Como são realizadas aplicações?

O profissional desempenha uma grade de pequenos pontos sob o queixo do paciente, e injeta 0.2cm³ em cada ponto, através de delicadas micro agulhas. As aplicações são rápidas, indolores e não existe necessidade de curativos após o procedimento.

Qual protocolo das aplicações?

Normalmente, são necessárias de 2 a 6 sessões, com intervalos de aproximadamente 28 dias entre elas. Os primeiros resultados já são visíveis em 3 dias após a primeira aplicação, comemora a Dra. Paula Carolina Costa.

Quais as contraindicações?

O procedimento tem contraindicação absoluta em gestantes, portadores de doenças autoimunes, ou quando existe infecção no local. Em casos de alteração da eficiência da glândula tireoide, o paciente é encaminhado ao seu endocrinologista, para que ele autorize a realização do procedimento.

Dra. Paula Carolina Pereira Costa – CROSP 88.383
Graduada pela UNESP- Araçatuba, 2006
Especialista em Ortodontia pelo grupo NEO (Núcleo de Estudos Odontológicos),2013